O Executivo Municipal de Ourém aprovou o lançamento de um concurso público destinado à reabilitação da Escola EB 2.3, IV Conde de Ourém. A intervenção projetada baseia-se num diagnóstico detalhado das patologias do edifício e tem como objetivo garantir a conformidade da escola com as exigências legais e funcionais atuais.
O plano de reabilitação contempla uma intervenção integral nos edifícios e no espaço exterior do estabelecimento de ensino, incluindo melhorias ao nível da arquitetura e das infraestruturas, nomeadamente nas redes elétrica e de iluminação (interior e exterior), no sistema de climatização (AVAC), nas caixilharias, nas medidas de segurança contra incêndios, bem como nas redes de abastecimento de água e esgotos.
A par destas melhorias, o projeto visa também o aumento da eficiência energética do edifício, alinhando-se com as orientações da Comissão Europeia e prevendo uma redução de 30% nas emissões de gases com efeito de estufa, em comparação com os níveis atuais.
O concurso público agora lançado tem uma estimativa orçamental superior a 3,8 milhões de euros (sem IVA) e um prazo de execução de 16 meses. A adjudicação da empreitada está, no entanto, dependente da obtenção de financiamento através de fundos comunitários, condição considerada essencial para a concretização deste projeto considerado estruturante para a comunidade educativa. A Escola EB 2.3, IV Conde de Ourém é a sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém.