Um incidente com um engenho pirotécnico ocorrido durante a exibição de uma marcha nas Marchas Populares de Salvaterra de Magos provocou ferimentos em cinco pessoas na noite de sábado, 22 de junho.
Segundo Paulo Dionísio, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, uma caixa de foguetes de venda livre caiu e atingiu pessoas que se encontravam nas bancadas a assistir ao evento, provocando queimaduras e escoriações. O alerta foi dado pelas 22h42, tendo sido mobilizados para o local meios dos Bombeiros de Salvaterra de Magos e Benavente, duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) dos hospitais de Vila Franca de Xira e Santarém, e a GNR. No total, estiveram envolvidos 23 operacionais e 11 viaturas. Segundo refere a página digital Notícias do Sorraia, duas das vítimas, com ferimentos ligeiros, foram transportadas para o Hospital Distrital de Santarém, enquanto as restantes três foram assistidas no local e recusaram transporte hospitalar. Apesar do incidente, as marchas populares continuaram, não tendo sido necessária a evacuação do recinto. A Marcha Coração do Ribatejo, entidade organizadora do evento, já veio lamentar o sucedido, explicando que a situação foi provocada por uma rajada de vento que desviou os foguetes – descritos como “de venda livre, similares aos utilizados nas festividades de fim de ano” – em direção à bancada.
Em comunicado, a organização expressou pesar pelo ocorrido, assegurando que “a segurança e bem-estar de todos os participantes e público é, e continuará a ser, uma prioridade absoluta”. A Marcha Coração do Ribatejo agradeceu ainda aos meios de socorro envolvidos e afirmou estar disponível para colaborar com as autoridades e prestar todos os esclarecimentos necessários, assumindo as suas responsabilidades com total transparência.
NS
Imagem: DR