O mundo católico acordou hoje com a notícia da morte do Papa Francisco. O líder da Igreja Católica faleceu esta segunda-feira, dia 21 de abril de 2025, às 7h35 da manhã, na Casa Santa Marta, residência oficial no Vaticano.
Jorge Mario Bergoglio, nascido em Buenos Aires, tinha 88 anos e foi o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a assumir o cargo mais alto da Igreja.
Ele foi eleito em março de 2013, após a histórica renúncia de Bento XVI, e liderou a Igreja durante doze anos marcados por uma forte ênfase na justiça social, no cuidado com os pobres, na defesa do meio ambiente e no diálogo com outras religiões.O seu pontificado ficou também assinalado por uma tentativa de aproximar a Igreja dos desafios do mundo contemporâneo, assumindo posições progressistas em temas sensíveis e apelando frequentemente à paz e à fraternidade entre os povos. Nos últimos meses, a saúde do Papa agravou-se, após vários episódios de infeções respiratórias, incluindo uma pneumonia bilateral. Ainda assim, conseguiu presidir à bênção “Urbi et Orbi” no Domingo de Páscoa, naquela que foi a sua última aparição pública.Com a sua morte, a Igreja entra agora em período de Sé Vacante, até à realização do conclave que elegerá o próximo Papa.
PAPA FRANCISCO Lider da Igreja Católica desde 2013 – “Lembrem-se de mim com ternura”