O Câmara Municipal de Vila de Rei avançou com um importante reforço na gestão dos resíduos verdes ao adquirir um biotriturador rebocável no âmbito do projeto BIOcentro+.
O equipamento está integrado no projeto BIOcentro+, aprovado e financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do programa “Gestão sustentável da floresta ‑ Apoio à criação de ecopontos florestais ou de compostagem”.
O objetivo é dotar o concelho com um ecoponto florestal, localizado na Zona Industrial do Souto, onde os moradores poderão depositar resíduos resultantes de limpezas de terrenos, desbastes florestais, podas ou atividade agrícola e de jardinagem. Desta forma, evita‑se a queima de amontoados e potencia‑se uma gestão mais sustentável dos sobrantes.
O equipamento permitirá transformar os sobrantes em aditivo orgânico para o solo, promovendo a economia circular, reduzindo o risco de incêndios e funcionando como agente ativa no sequestro de carbono e no equilíbrio dos ecossistemas do solo, como destacou o Presidente da Câmara, Paulo César. Este novo investimento local reforça o compromisso da autarquia com a sustentabilidade, a protecção do território e o apoio à comunidade florestal e agrícola do concelho.
CMT


