Este domingo, 12 de outubro, realizam-se as Eleições Autárquicas 2025, e, nesse âmbito, os 11 Centros de Saúde da Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) irão estar abertos para emitir atestados médicos a eleitores portadores de doença ou deficiência que necessitem de acompanhamento para exercer o seu direito de voto.
Os Centros de Saúde estarão em funcionamento entre as 8h00 e as 19h00, período coincidente com o horário das assembleias de voto.De acordo com a Lei Eleitoral, sempre que a doença ou deficiência física não seja visível, as mesas de voto podem exigir um atestado médico que comprove a impossibilidade de o eleitor votar de forma autónoma. Com este documento, os eleitores poderão votar acompanhados por um cidadão da sua confiança, também eleitor, que se compromete a respeitar o sigilo e a fidelidade da expressão do voto. O atestado deverá ser emitido pelo médico com poderes de autoridade sanitária na área do município e autenticado com o selo do respetivo serviço.Os eleitores que ainda não possuam o atestado poderão dirigir-se ao Centro de Saúde do seu concelho de residência, onde o documento será emitido.
📍 Na imagem abaixo, os cidadãos podem consultar as moradas e contactos dos Centros de Saúde correspondentes ao seu concelho.
