Um helicóptero Super Puma enviado pelo Governo francês chega hoje a Portugal, para integrar o dispositivo de combate aos incêndios florestais no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, anunciou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) .
Trata-se de um aparelho pesado, com capacidade para descarregar 3.000 litros de água, que chegou acompanhado por uma equipa composta por cinco elementos. Segundo o comunicado da ANEPC, o helicóptero começará a operar na manhã desta quinta-feira e permanecerá em território nacional, pelo menos, até ao próximo domingo .
Ver imagem abaixo:

A aeronave está estacionada na Base Aérea de Monte Real e junta-se ao dispositivo existente, que já incluía dois aviões Fire Boss suecos, em operação desde terça-feira, também integrados no Mecanismo Europeu de Proteção Civil .
Dois aviões Canadair, cedidos por Marrocos no âmbito de cooperação bilateral, que chegaram a Portugal a 11 de agosto, regressaram hoje ao país de origem, após uma extensão da missão originalmente solicitada por Portugal .

Desde julho, o território continental tem sido assolado por incêndios rurais de grande dimensão, principalmente nas regiões Norte e Centro, já causando três vítimas mortais — entre elas um bombeiro — e vários feridos. Até 20 de agosto, tinham sido consumidos mais de 222 000 hectares, ultrapassando a área ardida em todo o ano de 2024.
NC
Imagem ANEPC