A Central do Caldeirão recebe, de 4 de setembro a 31 de outubro, a exposição “Do Carso ao Paul: Um Rio de ideias”, promovida pela Divisão de Educação do Município de Torres Novas.
Com o objetivo de consciencializar para a conservação da natureza, assim como aumentar o conhecimento e a valorização da geodiversidade e da biodiversidade do concelho, esta mostra revela a ligação profunda entre três elementos essenciais da paisagem de Torres Novas.
O carso, termo usado para designar relevos originados em regiões onde predominam as rochas calcárias, como a Serra de Aire.
O paul, uma zona húmida de relevância internacional, essencial para a sobrevivência de inúmeras espécies. Entre ambos corre o rio Almonda, que nasce na Serra de Aire, atravessa o concelho, alimenta o paul e segue até ao Tejo, unindo carso e paul num sistema natural único, cuja preservação garante o equilíbrio dos ecossistemas.
A exposição pode ser visitada de terça a domingo entre as 10h e as 13 horas e das 14h às 18 horas (até final de setembro) e entre as 9h e as 13 horas e das 14h às 17 horas (a partir de outubro).
Para mais informações contactar a Divisão de Educação através do telefone 249 839 090 ou de e-mail .