A Equipa Portugal alcançou hoje, 8 de agosto de 2025, três medalhas nos Jogos Mundiais, que decorrem em Chengdu, China: ouro no trampolim sincronizado, prata nos pares mistos e bronze nos pares femininos da ginástica acrobática .
No trampolim sincronizado, Gabriel Albuquerque e Lucas Santos venceram com 31 .790 pontos, superando o par dos Países Baixos (Rikkert Veldhuizene e Jordi Mol), que obteve 15 .810 pontos. A medalha de bronze coube à Alemanha, com 52 .450 pontos .
Na ginástica acrobática, Lara Fernandes e Guilherme Henriques alcançaram a prata nos pares mistos, com 28 .540 pontos. Ficaram atrás da Ucrânia, medalha de ouro com 29 .110 pontos, e à frente de Israel, que conquistou o bronze com 28 .250 pontos .
Já nos pares femininos, Beatriz Carneiro e Inês Faria conquistaram o bronze com 27 .770 pontos. A medalha de ouro foi para a Bélgica, com 28 .620 pontos, e a de prata para a Ucrânia, com 28 .270 pontos .
Com estas conquistas, Portugal ascendeu à oitava posição no quadro de medalhas, com a Itália a liderar, seguida da Alemanha e do Irão .
Além disso, Sílvia Cruz fez história ao se tornar a primeira portuguesa a competir em wushu (na vertente nanquan-nandao combinado), terminando a primeira fase em oitavo lugar com 9 .443 pontos. A final da prova, na categoria de nanquan, será disputada no sábado .
Ainda, no torneio de corfebol, Portugal estreou-se com uma derrota por 29-12 diante dos Países Baixos, e nos andebol de praia as seleções portuguesa masculina e feminina venceram a Alemanha (2-1) e a China (2-0), respetivamente .