Faleceu Florência, a cantora que deu voz ao êxito ” De rosa ao peito”

Florência, nascida em 12 de setembro de 1938, no Porto, foi uma das vozes mais emblemáticas da música ligeira portuguesa dos anos 70.

Começou a cantar aos 13 anos, no Rádio Clube do Norte, e cedo se destacou ao vencer concursos como “Rainha das Cantadeiras” no Porto e, posteriormente, a nível nacional .

Em 1953 emigrou para o Brasil — então com o nome artístico Florência de Fátima — onde integrou programas de rádio e televisão, gravando os seus primeiros discos . Regressou a Portugal em 1966 para atuar nos principais casinos, marcando o início de uma carreira no palco nacional .Durante a década de 1970 estreou-se com sete LPs pela editora Orfeu.

O seu EP de 1971, Moda Da Amora Negra, incluiu dois grandes êxitos: a faixa-título e “De Rosa Ao Peito” — este último mais tarde interpretado por Mariza sob o nome “Rosa Branca”. Em 1979 representou-se no Festival RTP da Canção com “O Comboio do Tua”, alcançando o 8.º lugar na final, e estreou-se no teatro de revista com “O Último Tango em Lisboa” .Ao longo da sua carreira, somou dois discos de ouro e manteve uma presença constante em rádio, televisão e palcos, tendo deixado um catálogo de cerca de 63 registos discográficos. Lisboeta desde o fim da vida, residia na Casa do Artista desde 2023. Era casada com Domingos Parker — com quem fundou o Rádio Clube de Matosinhos — e teve uma filha.

Florência faleceu, esta sexta ,18 de julho de 2025, em Lisboa, com 86 anos. A sua morte foi confirmada pela Casa do Artista, embora as causas não tenham sido divulgadas .

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ferreira do Zêzere Municipality
nublado
16.7 ° C
16.7 °
16.7 °
84 %
1.4kmh
97 %
Dom
26 °
Seg
28 °
Ter
29 °
Qua
29 °
Qui
14 °

Somos Sociais

341FãsCurtir
37SeguidoresSeguir
5InscritosInscrever
- Publicidade -

Mais Lidas da Semana

- Publicidade -