O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes, afirmou que os bombeiros estão “preparados” para responder à mobilização exigida pelos dias de calor que se fazem sentir em Portugal. No entanto, defendeu a necessidade de uma análise cuidada à “capacidade de cada região, de cada distrito e de cada corporação”.
Durante uma reunião extraordinária do Conselho Nacional da LBP, realizada este sábado em Viana do Castelo, António Nunes reconheceu que a coesão territorial, neste contexto, “está longe de ser o que todos gostariam, e o próprio Governo gostaria”. O responsável apelou a uma reunião entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Secretaria de Estado da Administração Interna e a LBP, caso a onda de calor se prolongue, para que se avalie a situação e se ouçam as propostas da Liga com vista à melhoria das respostas operacionais.
A reunião também abordou temas internos da LBP, como a revisão dos estatutos, o regulamento de condecorações e o Fundo de Apoio Social ao Bombeiro. Neste ponto, os conselheiros deixaram um apelo ao Governo para que reforce o valor anual atribuído ao fundo, salientando a importância de um olhar diferenciado sobre os apoios sociais aos bombeiros.

António Nunes destacou ainda que os bombeiros “dão tudo” na proteção de pessoas e bens, sublinhando a importância de um maior reconhecimento e valorização por parte das entidades governamentais