No âmbito do Plano Municipal da Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), entrou em funcionamento no início deste mês, a Equipa Municipal de Prevenção e Vigilância de Combate a Incêndios do concelho do Entroncamento.
Esta equipa tem como objetivo a vigilância, e a capacidade de deteção precoce e a resposta operacional a incêndios florestais, integrando diferentes meios e estratégias de atuação.
A sua intervenção distribui-se por três áreas principais:
- Vigilância fixa em torre de vigia – Um vigia encontra-se em permanência na torre de observação, com a missão de detetar e comunicar de imediato qualquer foco de incêndio, tanto no concelho do Entroncamento como em áreas limítrofes.
- Patrulhamento e vigilância armada no perímetro florestal – A equipa realiza rondas regulares e ações de vigilância nas zonas florestais do concelho, garantindo uma presença dissuasora e uma capacidade de intervenção imediata em caso de ignição.
- Patrulhamento aéreo – Complementando os meios terrestres, são também realizadas ações de patrulhamento aéreo sobre o concelho e os territórios vizinhos, permitindo uma visão abrangente e rápida deteção de ocorrências.