De acordo com o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), quatro serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia e um de urgência geral estarão encerrados este sábado, 1 de novembro. No domingo, permanecerão fechadas as urgências do Barreiro e das Caldas da Rainha.
Segundo a informação disponibilizada pelo SNS, as urgências de ginecologia e obstetrícia encerradas no sábado são as dos hospitais Garcia de Orta (Almada) e Distrital de Santarém, bem como a urgência de ginecologia do Hospital de Vila Franca de Xira. Também estará encerrada a urgência geral do Hospital Geral de Coimbra.
No domingo, a situação melhora, com o encerramento apenas da urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital de São Bernardo (Setúbal) e da urgência geral do Hospital Geral de Coimbra.
🚑 Urgências em funcionamento
No sábado estarão 127 urgências abertas em todo o país, sendo uma referenciada — no Hospital de Braga — e com referenciação CODU/INEM as dos hospitais de Faro, São Bernardo (Setúbal), Braga, Vila Franca de Xira, Distrital de Santarém, São Francisco Xavier (Lisboa), Beatriz Ângelo (Loures), Infante Dom Pedro (Aveiro) e Santo André (Leiria).
No domingo, o número mantém-se com 127 urgências abertas, incluindo uma referenciada (a de obstetrícia e ginecologia do Hospital de Braga) e referenciações CODU/INEM nos hospitais Beatriz Ângelo (Loures), Manoel Constâncio (Abrantes), Infante Dom Pedro (Aveiro) e Santo André (Leiria).
O SNS sublinha que esta organização visa assegurar o funcionamento em segurança dos serviços de urgência, ajustando os recursos disponíveis às necessidades assistenciais de cada região.


