Onda de calor intenso com incêndios, chuva granizo e trovoada


A onda de calor que afetou o continente português durante o fim de semana deu origem, a vários fenómenos meteorológicos de instabilidade, incluindo aguaceiros, ventos fortes, trovoadas e queda de granizo, assim como a ocorrência de incêndios em diferentes regiões do país.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a meteorologista Alexandra Fonseca confirmou a presença de fenómenos de instabilidade atmosférica, detetados por radar e satélite. A especialista explicou que a forte insolação diurna provocou a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, resultando em aguaceiros intensos, vento forte e granizo de grandes dimensões, sobretudo nas zonas do interior, a partir de Portalegre e estendendo-se pelo centro e norte do território continental.

No final da tarde, a instabilidade atmosférica era generalizada em todo o interior do país, com tendência a diminuir durante a noite, devido ao arrefecimento noturno.

Pelas 20h00, encontravam-se ativos três incêndios em território continental, sendo um já dominado. O incêndio de maior dimensão ocorria numa área florestal do concelho de Castelo Branco e estava, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a ser combatido “de forma favorável”.

O oficial de operações da ANEPC, José Costa, informou a agência Lusa que o combate às chamas decorria sem risco para habitações, tendo o número de operacionais aumentado de 180 para 198, apoiados por 48 veículos terrestres e nove meios aéreos. O incêndio teve início pelas 17h00 nas localidades de Almaceda e Padrão, mantendo-se ativo às 19h00, com reforço de meios a caminho. A mesma fonte confirmou que houve precipitação e trovoadas na região, embora a origem do incêndio ainda não tenha sido apurada, estando a ser investigada pelas autoridades competentes.

Em Alvorão, no concelho de Torres Novas, outro foco de incêndio estava a ser combatido por 109 operacionais, apoiados por 29 veículos e três meios aéreos. Já em Alpalhão, no concelho de Nisa, o incêndio foi considerado dominado às 18h18, mantendo-se no terreno 92 operacionais com o apoio de 30 veículos e três meios aéreos.

Devido à persistência da onda de calor, o IPMA colocou sete distritos do continente sob aviso vermelho entre segunda-feira e terça-feira: Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre. Os restantes distritos encontram-se sob aviso laranja ou amarelo, consoante a gravidade prevista para cada dia.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ferreira do Zêzere Municipality
céu limpo
24.5 ° C
24.5 °
24.5 °
56 %
3.3kmh
7 %
Sáb
25 °
Dom
33 °
Seg
29 °
Ter
28 °
Qua
28 °

Somos Sociais

341FãsCurtir
37SeguidoresSeguir
5InscritosInscrever
- Publicidade -

Mais Lidas da Semana

- Publicidade -