Seis barragens localizadas no Norte de Portugal estão em risco de contaminação por cinzas resultantes dos incêndios florestais, conforme informou recentemente a empresa Águas do Norte em comunicado à imprensa.
As barragens identificadas como mais vulneráveis à contaminação situam-se no Alvão e no Sordo (Vila Real), Touvedo/São Jorge (Arcos de Valdevez), Vilar (entre Moimenta da Beira e Sernancelhe) e Ferradosa (Freixo de Espada à Cinta).
Dentre essas infraestruturas, a barragem da Ferradosa foi considerada prioritária para ações de proteção imediata. Para mitigar o risco, foi implementada uma medida emergencial de estabilização: a aplicação de geotêxtil em quatro linhas de água afluentes, com o objetivo de filtrar sedimentos e cinzas, permitindo o escoamento da água sem acarretar partículas finas até à albufeira . O tecido geotêxtil, descrito como permeável e confeccionado a partir de fibras como poliéster ou polipropileno, funciona como barreira técnica e é eficaz na proteção das massas de água.
A Águas do Norte destacou a importância da colaboração institucional, sublinhando o apoio decisivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) na definição atempada das medidas a adotar . Paralelamente, a empresa tem reforçado a monitorização da qualidade da água nas nascentes e afluentes, assegurando uma vigilância intensificada que permita respostas rápidas a potenciais contaminações e salvaguarde a saúde pública.
Segundo o comunicado, tanto a Águas do Norte quanto a APA reafirmam o seu compromisso com a sustentabilidade dos recursos hídricos e a garantia de abastecimento público seguro. Destacam-se ainda o papel das infraestruturas verdes e da cooperação institucional como elementos essenciais para aumentar a resiliência ambiental na região.
A Águas do Norte é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pelo tratamento de efluentes nas regiões do Norte e noroeste de Portugal, operando em sistemas multimunicipais e assegurando serviços em “alta” e “baixa” para vários municípios .
Imagem Barragem da Ferradosa : DR
EXPRESSO