Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), os meios aéreos estrangeiros mobilizados para o combate aos incêndios florestais em Portugal, no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, permanecerão no país até sexta-feira, dia 29, com regresso previsto aos seus países de origem no sábado, dia 30 .
Estes meios incluem os dois aviões médios Fire Boss, provenientes da Suécia, e os dois aviões pesados Canadair cedidos pela Grécia .
O helicóptero Super Puma francês, que operava em Portugal desde o dia 20, também ao abrigo do mecanismo europeu, concluiu a sua missão e partiu hoje da Base Aérea de Monte Real .
Em baixo , o Puma em Ferreira do Zêzere – Foto de Pedro Mendes

Adicionalmente, Portugal contou com dois Canadair marroquinos, que atuaram através de um protocolo bilateral de cooperação, e recebeu bombeiros da Malta, também mobilizados no âmbito do mecanismo europeu .
Entre 1 e 15 de agosto, cerca de 20 bombeiros da Letónia estiveram destacados em Trancoso, enquanto uma equipa maltesa, igualmente de 20 elementos, está destacada em Almeirim em dois turnos: de 16 a 31 de agosto e de 1 a 15 de setembro .
A ANEPC agradeceu através das redes sociais à equipa francesa do helicóptero Super Puma, que apoiou o combate aos incêndios rurais em Portugal, ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.
