“Spravato” é o primeiro psicadélico autorizado em Portugal

O Infarmed aprovou o financiamento público do Spravato (escetamina), tornando-o o primeiro medicamento psicadélico autorizado em Portugal para uso hospitalar no tratamento da depressão grave resistente.

Esta decisão, anunciada ontem, destina-se a adultos com Perturbação Depressiva Major que não responderam a pelo menos três tratamentos antidepressivos diferentes.

"Spravato" é o primeiro psicadélico autorizado em Portugal
"Spravato" é o primeiro psicadélico autorizado em Portugal

O Spravato será utilizado em associação com outros dois antidepressivos, especialmente em casos onde os pacientes tenham realizado psicoterapia e apresentem resistência ou contraindicação à eletroconvulsivoterapia, ou não tenham acesso a esta opção.

A aprovação coincide com a apresentação de recomendações por um grupo de trabalho que inclui as ordens dos médicos, farmacêuticos e psicólogos, bem como o Conselho Nacional de Ética. Este grupo defende que os psicadélicos sejam enquadrados como medicamentos, com acesso condicionado à prescrição médica e administração em ambiente clínico.

Albino Oliveira Maia, diretor da Unidade de Neuropsiquiatria da Fundação Champalimaud e membro do grupo, destacou que este movimento visa transformar substâncias tradicionalmente fora do âmbito médico em tratamentos regulamentados e seguros.

O Spravato representa um avanço significativo na abordagem terapêutica da depressão resistente em Portugal, oferecendo uma nova opção para pacientes que não obtiveram sucesso com tratamentos convencionais.

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ferreira do Zêzere Municipality
nuvens quebradas
29.6 ° C
31.2 °
29.5 °
52 %
5.7kmh
71 %
Seg
30 °
Ter
36 °
Qua
35 °
Qui
29 °
Sex
27 °

Somos Sociais

341FãsCurtir
37SeguidoresSeguir
5InscritosInscrever
- Publicidade -

Mais Lidas da Semana

- Publicidade -