Ainda a recuperar do recente incidente em que um incêndio, causado por um curto-circuito, destruiu parte do armazém, mercadoria e viaturas, a família Ribeiro voltou a enfrentar um novo revés este sábado, dia 19 de abril.
Ricardo Ribeiro, filho do conhecido e carinhosamente apelidado “Manuel dos Queijos”, foi “o herói” num momento de assalto à viatura usada atualmente para as suas entregas. Esta investida dos assaltantes só não foi bem sucedida porque Ricardo apareceu no momento certo. Tudo aconteceu à porta de um café em Venda da Serra, Ferreira do Zêzere onde nada fazia prever este episódio.

O Emissor Regional do Zêzere esteve à conversa com Ricardo Ribeiro – cuja entrevista completa pode ser acompanhada na nossa emissão – que nos contou que ” os assaltantes já tinham estado naquele estabelecimento momentos antes da tentativa de furto”, onde aparentavam estar a consumir normalmente. No entanto, aproveitando o momento em que Ricardo estava no interior a proceder à entrega de uma encomenda, os indivíduos começaram a pôr em prática um plano de furto. Ricardo desconfiado de movimentos estranhos na rua, dirigiu-se à viatura onde se deu conta de que estava a ser assaltada. Ao ERZ Ricardo Ribeiro explicou que no meio do aparato conseguiu reaver o material furtado (excepto o telemóvel): ” um casaco, uma pasta com documentos, e um portátil” mas assim que os assaltantes libertaram os objetos, tentaram ameaçá-lo: ” …saca de uma chave de fendas do tamanho do meu braço …que deve ter sido o que ele usou para partir o vidro e ameaçou-me com ela…e eu só recuei quando reparei que ele tinha um comparsa dentro da viatura que se preparava para vir ter comigo ….e eu para não ficar cercado recuei agarrado às coisas que eu tinha ….e quando me lembrei do telemóvel já eles estavam a arrancar, já não consegui fazer mais nada..”

Os assaltantes fugiram do local numa viatura Citroen branca estando o caso a ser investigado pelas autoridades como frisou Ricardo Ribeiro.
Questionado sobre se terá sido uma tentativa de assalto propositada, Ricardo considera que não mas acredita que estes assaltantes tenham estado anteriormente a observar a movimentação do exterior daquele estabelecimento e que aproveitaram a ocasião por não haver mais pessoas nas proximidades.
Apesar do susto, Ricardo envolvido num ar de tristeza, mantém firme a resiliência e força de vontade em prol de continuar a fazer o seu trabalho ajudando a família numa altura tão frágil como esta.
Este episódio ocorre numa altura em que o concelho de Ferreira do Zêzere tem sido palco de vários assaltos, que vão desde residências a estabelecimentos de restauração.