“O Mito do Leite” e outras recomendações da DGS em caso de exposição ao fumo de incêndios

De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para hoje e próximos dias tempo quente e seco, com temperaturas que poderão ultrapassar os 40 °C em algumas regiões do país, e com perigo de incêndio rural Muito Elevado a Máximo nas regiões Norte, Centro e Algarve.

Face a estas condições, a Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou hoje para os riscos da inalação de fumos e de substâncias químicas irritantes, que, juntamente com o calor, podem provocar danos nas vias respiratórias. Existem dois principais mecanismos de lesão: queimaduras provocadas pelo calor e irritação ou toxicidade causada pelos componentes químicos do fumo.

"O Mito do Leite" e outras recomendações da DGS em caso de exposição ao fumo de incêndios
"O Mito do Leite" e outras recomendações da DGS em caso de exposição ao fumo de incêndios

Neste contexto, a DGS recomenda que se evite a exposição ao fumo, permanecendo em casa, com portas e janelas fechadas e, se possível, com o ar condicionado ligado no modo de recirculação. É igualmente importante evitar fontes de combustão dentro de casa, como aparelhos a gás, lareiras, velas, incenso ou mesmo o uso de tabaco. Devem ser evitadas atividades no exterior e, sempre que a exposição ao fumo for inevitável, deve ser utilizada uma máscara ou respirador do tipo N95.

Pessoas com doenças respiratórias, como asma ou DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica), devem manter a sua medicação habitual e seguir rigorosamente as indicações do seu médico em caso de agravamento dos sintomas. É fundamental manter-se informado, bem hidratado e em ambientes frescos.

Em caso de exposição intensa ao fumo, deve-se retirar a pessoa do local e colocá-la em ambiente seguro, evitando nova exposição ao fumo ou ao calor. Devem ser verificados sinais de alarme, como queimaduras na face, dificuldade respiratória ou alteração do estado de consciência. Nestes casos, é aconselhado contactar o SNS24 (808 24 24 24) ou, em situações de emergência, ligar o 112.

Por fim, a DGS esclarece um mito frequente: o leite não é um antídoto para o monóxido de carbono. Não existem evidências científicas que sustentem a utilidade do leite nestas situações. A melhor forma de proteção continua a ser a prevenção e o cumprimento das recomendações de saúde pública.

"O Mito do Leite" e outras recomendações da DGS em caso de exposição ao fumo de incêndios
"O Mito do Leite" e outras recomendações da DGS em caso de exposição ao fumo de incêndios

Imagem de destaque: Incêndio de Penamacor 28.07.2025 ( Bombeiros de Castelo de Vide)

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ferreira do Zêzere Municipality
céu limpo
27.6 ° C
29.8 °
26.7 °
32 %
3.9kmh
0 %
Ter
36 °
Qua
39 °
Qui
39 °
Sex
35 °
Sáb
37 °

Somos Sociais

341FãsCurtir
37SeguidoresSeguir
5InscritosInscrever
- Publicidade -

Mais Lidas da Semana

- Publicidade -