Dezenas de pessoas fizeram parte de uma nova página da História templária, em Dornes, na noite desta segunda-feira, 23 de junho.
A pitoresca vila de Dornes, em Ferreira do Zêzere, foi palco de uma celebração memorável da sua herança templária, com a estreia oficial da Experiência Imersiva da Torre de Dornes — um projeto arrojado que une tecnologia de ponta, emoção e um profundo respeito pela história.
A manhã começou com a realização de uma importante reunião da Rede Nacional da Rota dos Templários, que reuniu representantes culturais e turísticos de todo o país. Em debate estiveram temas estratégicos como o novo projeto museológico da torre, a preparação do primeiro Encontro Nacional da Rota dos Templários, e o programa “Crescer com o Turismo”, do Turismo de Portugal, que visa capacitar e sensibilizar as novas gerações para o setor.
Já em Dornes, os visitantes foram convidados a explorar a exposição “Cavaleiros Templários”, patente no Posto de Turismo e cedida pela associação Outrem. Documentos raros, símbolos enigmáticos e imagens evocativas conduziram os presentes por um autêntico mergulho na presença templária que moldou a identidade da região.Ao entardecer, a vila transformou-se num autêntico cenário medieval.
Um cortejo cerimonial percorreu as ruas de Dornes, revivendo o espírito da Idade Média e preparando o ambiente para o ponto alto do dia: a estreia da experiência de vídeo mapping na imponente Porta de Armas da torre. Sons arrepiantes, luzes vibrantes e uma narrativa envolvente deram corpo a lendas seculares e figuras históricas, num espetáculo que tocou o coração de todos os presentes e criou uma ponte emocional entre passado e presente.Na cerimónia inaugural, Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou: “Este é um exemplo claro de como podemos dar nova vida ao passado, tornando-o atrativo e significativo para o turismo contemporâneo. Ouça aqui o Discurso de Rui Ventura na íntegra:
”Bruno Gomes, presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, reforçou o sentimento de pertença: “Dornes é um símbolo vivo da nossa identidade. Esta iniciativa reforça o seu papel enquanto destino cultural de referência no nosso país.” Ouça aqui as palavras do Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, que antecederam o momento mais esperado da noite:
Após a apresentação de vídeo mapping, um momento único de luz, som e narrativa, a noite terminou em grande com uma envolvente recriação histórica.
O acampamento templário, as demonstrações de esgrima e a exposição de trajes e armas proporcionaram momentos de encanto e aprendizagem, com a inestimável colaboração da Associação Thomar Honoris, reconhecida pelo seu trabalho na encenação e preservação do legado templário.
Com grande adesão do público e um ambiente de exaltação cultural, o evento não só marcou o início de uma nova experiência turística, como também reafirmou Dornes como um dos pilares fundamentais da Rota dos Templários em Portugal. Dornes junta-se agora aos Municípios de Tomar e Vila Nova da Barquinha, sendo atualmente estes os três únicos locais da Rota dos Templários com a possibilidade de proporcionar aos visitantes, a experiência de vídeo mapping.
Pode assistir ao vídeo da Experiência Imersiva na Torre Pentagonal no YouTube do Emissor Regional do Zêzere através do link: https://youtu.be/mZh_e692H7c?si=EXHnxZv1mCShwjx9