O Dia Mundial do Meio Ambiente 2025, celebrado hoje, 5 de junho, é uma data promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1972, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente e estimular ações globais em prol da sustentabilidade e tem como tema central “Acabe com a Poluição Plástica” (Beat Plastic Pollution).
A campanha, promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), destaca a urgência de enfrentar a crise global do plástico, que ameaça ecossistemas, saúde humana e a economia. A produção global de plástico deve atingir 516 milhões de toneladas em 2025, sendo que grande parte desse material é descartável e acaba poluindo oceanos, solos e até mesmo nossos corpos, na forma de microplásticos. A ONU alerta para a necessidade de reduzir drasticamente o uso de plásticos descartáveis, investir em alternativas sustentáveis e garantir um acordo global ambicioso para enfrentar essa crise.
O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, destacou a urgência de combater a poluição plástica, tema central das comemorações deste ano. “É essencial reduzir drasticamente o uso de plásticos descartáveis, investir em alternativas sustentáveis e garantir um acordo global ambicioso para enfrentar essa crise.”