A Capela de São Saturnino na União das freguesias de Areias e Pias (UFAP), foi alvo de uma lavagem profunda no exterior nos últimos dias à qual se seguiu uma merecida pintura.
Localizada no cimo da serra de São Saturnino, e próxima da Igreja Matriz de Areias, a Capela tem apenas um caminho de acesso via florestal e em terra batida.
Próximo do Templo encontramos um tanque de abastecimento hidráulico, pronto a ser utilizado pelos corpos de combate ao incêndio em caso de necessidade.
Esta ação de renovação de paredes exteriores e cobertura, deu-se no sentido de haver necessidade de dar uma nova imagem à Capela de forma a não parecer mais um Templo abandonado.
Um grupo de moradores próximo da Serra confiou os trabalhos de lavagem e pintura da Capela aos Pais de Letícia Marques, o Senhor Joaquim Marques e a D. Fátima Marques, por motivos de maior disponibilidade para o efeito.
Orgulhosa do resultado final, Letícia Marques confidenciou que mesmo sem água nem energia própria no local, este trabalho durou cerca de duas semanas onde foi usada água em depósitos e máquina de lavagem que o próprio pai levou de casa para agilizar as limpezas.
“…com muito esforço suor e dedicação a etapa esta concluída e agora esta linda linda parece nova estou tao orgulhosa” , escreveu Letícia Marques após concluída a pintura. O Emissor Regional do Zêzere sabe que entretanto foi solicitado algum apoio para a colocação de um melhor piso em redor da Capela, estando esse pormenor nas mãos da UFAP.
Segundo Letícia Marques, também o Pároco Manuel Vaz Patto, assumiu concordar com esta intervenção, num Templo cujo Santo é considerado o Protetor da Serra com o nome do Santo , acreditando a comunidade que tal como diz a Lenda, a Serra jamais será destruída pelas chamas devido à força divina de proteção de São Saturnino, e a verdade é que por várias vezes o fogo já andou bem perto mas nunca nas proximidades da capela ou na Serra em Si, o que leva a dar mais credibilidade ao poder de proteção divina de São Saturnino.