Teve início esta segunda-feira a primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior. Este ano, estão disponíveis quase 56 mil vagas distribuídas por mais de mil cursos em universidades e institutos politécnicos, o que representa um aumento de 600 vagas em relação ao ano anterior.
As candidaturas devem ser submetidas até ao dia 4 de agosto através da página oficial da Direção-Geral do Ensino Superior. Os resultados da primeira fase serão conhecidos no dia 24 de agosto, com o período de matrículas a decorrer entre 25 e 28 do mesmo mês.
O calendário oficial define ainda as datas para as fases seguintes. A segunda fase terá candidaturas entre 25 de agosto e 3 de setembro, com resultados a 14 de setembro e matrículas entre 15 e 17 do mesmo mês. Já a terceira fase decorrerá entre 23 e 25 de setembro, com os resultados a serem divulgados a 1 de outubro e as matrículas a decorrer entre os dias 1 e 3 de outubro.
Para os candidatos do contingente prioritário — emigrantes, seus familiares e lusodescendentes, bem como candidatos com pedido de substituição de provas de ingresso por exames estrangeiros — as candidaturas à primeira fase decorrem entre 21 e 28 de julho.