O Dia Mundial da Cruz Vermelha celebra-se a 8 de maio, em homenagem ao nascimento de Henry Dunant, fundador do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
Esta data presta tributo ao trabalho incansável realizado por milhões de voluntários em todo o mundo, que prestam apoio humanitário a pessoas afetadas por conflitos, catástrofes naturais, doenças e outras emergências.

Fundado em 1863 e sediado em Genebra, o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) é uma organização neutra e independente, cuja missão, definida pelas Convenções de Genebra, é assistir as vítimas de conflitos armados e violência, em colaboração com as Sociedades Nacionais.

A Cruz Vermelha Portuguesa integra esta rede global — a maior organização humanitária do mundo — e tem como missão aliviar o sofrimento humano, proteger a vida e a saúde e salvaguardar a dignidade das pessoas, em especial durante situações de crise. Com cerca de 190 Sociedades Nacionais ativas, cada uma atua no seu território, oferecendo apoio a pessoas vulneráveis e colaborando com o Movimento Internacional em resposta a emergências globais.
As atividades desenvolvidas por estas Sociedades variam conforme as necessidades locais e incluem desde a promoção dos princípios fundamentais do Movimento, à resposta a desastres, apoio à saúde comunitária, assistência a idosos e crianças, até ao ensino de primeiros socorros.

Na Cruz Vermelha Portuguesa, cerca de 90% da atividade humanitária é assegurada por voluntários. São mais de 5 mil pessoas que, nos diversos níveis da organização, dedicam o seu tempo, talento e solidariedade a causas como recolhas de alimentos, apoio hospitalar, educação para a saúde, entre muitas outras ações que têm impacto direto na vida das comunidades.
Se também quer fazer a diferença, junte-se à equipa de voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa e descubra formas significativas de contribuir para um mundo mais solidário. Para saber como candidatar-se, visite a página oficial da Cruz Vermelha Portuguesa.