Vila de Rei obteve um lugar de destaque no panorama nacional durante os meses de julho e agosto de 2025, ao atingir o 3.º lugar no ranking dos concelhos com maior percentagem de matrizes georreferenciadas na plataforma BUPi (Balcão Único do Prédio).
Com um total de 1 199 parcelas registadas, o município alcançou uma taxa de 3 %, sendo ultrapassado apenas pela Trofa (4 %, com 398 matrizes) e Ribeira de Pena (3 %, com 513 matrizes) .Este resultado reflete o forte envolvimento da população vilarregense com o projeto BUPi, que desde fevereiro de 2021 está em funcionamento no primeiro andar da Câmara Municipal. O esforço coletivo tem contribuído para um conhecimento mais preciso do território e para um ordenamento territorial mais eficiente.

O registo no BUPi é gratuito e está disponível até ao final de 2025, sem qualquer implicação nas taxas de IMI. O objetivo do projeto é promover a valorização dos recursos locais, garantir a identificação dos proprietários e apoiar uma gestão mais eficaz do território.
Para quem prefere atendimento presencial, no concelho, recomenda-se marcar previamente, através do telefone 274 890 008 ou do e-mail .