O Departamento de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) detetou um aumento da presença do mosquito-tigre (Aedes albopictus) no concelho de Pombal.
Apesar de não terem sido registados casos de doenças transmitidas por este inseto em Portugal Continental, as autoridades recordam que o mosquito-tigre é potencial transmissor de vírus como Dengue, Zika e Chikungunya, além de causar picadas dolorosas e possíveis reações alérgicas.
A ULSRL recomenda à população a adoção de medidas preventivas, como o uso de repelente, o uso de roupa larga que cubra braços e pernas e a colocação de redes mosquiteiras. Para evitar a propagação, é igualmente fundamental eliminar locais de acumulação de água, nomeadamente em pratos de plantas, pneus, garrafas e ralos, bem como limpar bebedouros de animais, guardar recipientes virados para baixo ou tapados e manter calhas e algerozes limpos.

As autoridades de saúde sublinham que a prevenção “começa em cada casa” e apelam à colaboração da comunidade na partilha da informação para reforçar a proteção coletiva.
Imagem de destaque: DR