Ponte da Barca apela ao Governo para ativar Mecanismo Europeu de Proteção Civil

O presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, solicitou esta quarta-feira ao Governo a ativação do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, bem como de eventuais acordos bilaterais com Espanha ou outros países, com o objetivo de reforçar o combate ao incêndio que consome o Parque Nacional da Peneda‑Gerês (PNPG) .

Em declarações à Lusa, o autarca sublinhou: “É impossível combater este incêndio com apenas um meio aéreo. Esta frase diz tudo. Estou indignado, revoltado”, referindo-se ao limitado suporte operacional até agora disponibilizado pelo Governo .

Desde o início do incêndio, no sábado, a situação agravou-se. Na manhã desta quarta-feira, Marinho voltou a insistir na necessidade urgente de reforço dos meios aéreos para proteger a aldeia de Germil, de apenas cerca de 40 habitantes, que se encontra ameaçada por duas frentes do fogo .

Segundo dados oficiais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 15h47 desta quarta-feira estavam mobilizados 410 operacionais, com o apoio de 131 viaturas e oito meios aéreos .

O PNPG, com uma extensão aproximada de 70 290 hectares, estende-se pelos distritos de Braga, Viana do Castelo e Vila Real, incluindo os concelhos de Terras de Bouro, Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Montalegre.

Ponte da Barca apela ao Governo para ativar Mecanismo Europeu de Proteção Civil
Ponte da Barca apela ao Governo para ativar Mecanismo Europeu de Proteção Civil

Imagens DR

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ferreira do Zêzere Municipality
céu limpo
30.7 ° C
30.7 °
30.7 °
31 %
2.6kmh
1 %
Qui
37 °
Sex
37 °
Sáb
38 °
Dom
42 °
Seg
43 °

Somos Sociais

341FãsCurtir
37SeguidoresSeguir
5InscritosInscrever
- Publicidade -

Mais Lidas da Semana

- Publicidade -