Um homem de 75 anos foi encontrado esta segunda-feira (27 de outubro), por volta das 16h05, em paragem cardiorrespiratória num silvado da zona da Mesura, no concelho de Coimbra. O alerta foi dado pelos meios de socorro após o desaparecimento da vítima, que tinha saído de casa de manhã para apanhar azeitona.
No local, os operacionais verificaram a presença de um ninho da Vespa velutina (vespa-asiática) junto à oliveira onde o corpo foi encontrado. As equipas dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, do INEM e da PSP estiveram no local, e a vítima foi dada como cadáver pela médica presente. Foi também acionada a Polícia Judiciária para investigar as causas do óbito. Embora ainda não exista confirmação oficial de que a causa da morte tenha sido a picada da vespa-asiática, a presença do ninho e as circunstâncias do apoptose ( nome dado à morte celular programada — um processo natural e controlado pelo qual as células do organismo se autodestroem quando já não são necessárias ou quando estão danificadas) apontam para essa possibilidade.
A vespa-asiática é uma espécie invasora em Portugal, reconhecida pelos impactos negativos que provoca na biodiversidade e na apicultura. Este incidente reforça a necessidade de atenção nas zonas rurais e de alerta para a população: qualquer contacto ou encontro com ninhos desta espécie deve ser comunicado às autoridades competentes.
NTC


