Nas Barreiras da Serra de Tomar, há um javali que todos os dias tem o seu momento de pausa na Associação da aldeia onde faz as delícias de moradores e visitantes. Chama – se Barreiras, adora o pão fresco do dia e é visível que gosta de estar rodeado de pessoas como se pode ver nos videos de Luís Leonardo, um amigo distribuidor de pão que todos os dias lhe dá duas carcaças….quanto à bebida, o Javali já sabe bem onde ir. Outros amigos do animal levam até ele milho, que ele não nega naturalmente.
“Em Barreiras da Serra de Tomar encontrei este meigo javali, as maravilhas que vou encontrando durante a minha venda…”, é assim que o distribuidor de pão Luís Leonardo ( de Alvaiázere) descreve o início de uma relação de amizade com um javali que há uns meses atrás se cruzou na sua vida e desde aí nunca mais se separaram .
“Anda sempre atrás de mim, e do pessoal desde pequeno. Está sempre junto da Associação e é muito meiguinho, e todos os dias nos encontramos na hora de almoço quando termino a volta” conclui Luis Leonardo sorridente em diálogo com o Emissor Regional do Zêzere, rádio que assume acompanhar nas suas vendas diárias entre Cabaços e Tomar.
“Quem sabe…o javali e a sociedade possam, talvez, caminhar juntos. Não como iguais, mas como amigos que, mesmo diferentes, se reconhecem naquilo que há de mais essencial: o desejo de viver e pertencer a um mundo em que a pressa e o barulho moldam a vida das pessoas, e onde a amizade entre um javali e a sociedade parece quase um conto de fadas”