Dornes, no concelho de Ferreira do Zêzere, será hoje palco da inauguração de uma nova experiência imersiva na emblemática Torre de Dornes, integrada na Rota dos Templários.
A iniciativa, de entrada livre, é promovida pelo Município de Ferreira do Zêzere e pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), com a colaboração de diversas entidades regionais e nacionais ligadas à valorização do património histórico e cultural. A cerimónia terá início às 20h30 com a inauguração da exposição Cavaleiros Templários, no Posto de Turismo de Dornes, uma mostra cedida pela Outrem – Associação de Defesa do Ambiente e Património. Segue-se um cortejo cerimonial pelas ruas da vila, culminando numa recriação histórica junto à Torre.No local, os visitantes poderão mergulhar no quotidiano da Ordem do Templo através de um acampamento templário, demonstrações de esgrima histórica, bem como exposições de trajes e armamentos usados pelos cavaleiros medievais.O ponto alto da noite será a apresentação oficial da nova experiência de vídeo mapping, projetada na Porta de Armas da Torre de Dornes. Este espetáculo visual e sonoro promete dar vida às lendas e histórias que moldam a identidade local, numa envolvente fusão entre inovação tecnológica e herança cultural. Esta ação insere-se na estratégia de promoção e dinamização do património templário da região do Médio Tejo, desenvolvida no âmbito da Rota dos Templários. Com ela, pretende-se não só valorizar os recursos históricos locais, como também afirmar o território como destino de referência no turismo cultural em Portugal.

Câmara Municipal esclarece sobre a data do evento:
Após a demonstração de algum descontentamento nas redes sociais sobre a realização do evento poucas horas após o encerramento das Festas de São João e Santo António em Dornes, a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere explicou ao Emissor Regional do Zêzere que o agendamento da atividade não foi da responsabilidade da parte de Ferreira do Zêzere mas sim das entidades que colaboram com o Município na realização do evento, tendo ficado agendado este dia por ser o único possível no contexto desta iniciativa.