A Carris anunciou ontem, a decisão de batizar um dos seus novos elétricos articulados em homenagem a André Marques, o guarda-freio falecido no acidente trágico com o Elevador da Glória, em Lisboa
Em comunicado, a empresa realçou que o intuito desta iniciativa é “honrar o André, em reconhecimento do seu profissionalismo e dedicação ao serviço da empresa e da cidade”.
A Carris destacou, ainda, que “a sua lealdade, amabilidade e simpatia “.
André Marques, guarda-freio da Estação de Santo Amaro, encontrava-se em serviço no Ascensor da Glória no momento do acidente que provocou 16 mortos e deixou dezenas de feridos . O seu funeral realizou-se ontem à tarde em Oleiros, sua terra natal, contando com a presença do Presidente da República, do ministro das Infraestruturas, do presidente da Câmara de Lisboa e do presidente da Carris.André Marques era um filho querido desta aldeia de Oleiros. Ia pontualmente a Sarnadas de São Simão, visitar a mãe. O descarrilamento do Elevador da Glória ocorreu na quarta-feira, às 18h04, na Calçada da Glória — trajeto que liga Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara e é gerido pela Carris. Segundo dados da Proteção Civil, das 38 pessoas afetadas, 15 morreram inicialmente, 23 foram hospitalizadas ou deslocaram-se por meios próprios, e mais uma acabou por falecer durante a noite. O Governo decretou um dia de luto nacional na quinta-feira seguinte, e a Câmara Municipal de Lisboa decretou três dias de luto municipal .
IMAGEM: DDCB