A Águas da Covilhã (ADC), informou nesta quinta-feira, 28 de agosto de 2025, em comunicado, que não será cobrado nenhum consumo de água utilizado no combate “direto” aos incêndios que afetaram o concelho na semana anterior .
A empresa destaca que esta medida, em vigor desde o grande incêndio ocorrido em 2017, procura evitar que os utilizadores sejam penalizados pelo aumento do consumo de água quando prestaram um serviço público que contribuiu para mitigar prejuízos . A ADC reafirmou a sua solidariedade com os habitantes das freguesias mais atingidas, que recorreram à rede de abastecimento para se protegerem, protegendo também os seus bens .
Tomada em articulação com a Câmara Municipal, a decisão prevê o crédito do consumo de água excedente e das respetivas taxas . Esse crédito será apurado com base na análise dos consumos de cada utilizador, os quais deverão, posteriormente, contactar os serviços da ADC . A ADC acrescentou que arcará também com todos os custos relacionados ao consumo de água fornecida aos Bombeiros Voluntários da Covilhã, no âmbito do combate aos incêndios .
A iniciativa surge após uma proposta da CDU da Covilhã, que, em comunicado emitido na semana passada, sugeriu que a ADC deveria assumir o custo do consumo excedente de água — incluindo componentes como saneamento — nas freguesias afetadas pelos fogos. A proposta visava assegurar que “ninguém será penalizado”, reconhecendo o papel solidário de quem utilizou a água para evitar maiores prejuízos no concelho .
NC
IMAGEM: DR