Entre a cidade Templária de Tomar e a vila de Ferreira do Zêzere, há uma área deslumbrante que cruza floresta, Rio (Zêzere), e história, onde vai decorrer o Trail Mãos do Zêzere, uma prova desportiva em plena natureza que tem como palco a imponente Serra de Tomar.
Promovido pela Junta de Freguesia e pelo Clube de Trilhos Mãos do Zêzere, com o apoio da Associação de Aldeias de Santa Maria, o evento tem como epicentro a localidade da Pederneira e propõe-se a oferecer uma experiência única aos participantes, aliando desporto, paisagem e sensibilização ambiental. Além de promover os locais emblemáticos da freguesia, o evento visa alertar para a importância da limpeza e manutenção dos trilhos como medida preventiva contra incêndios.
Os números mostram a importância que o evento vai ganhando;
- – 400 participantes;
- – 50 colaboradores a trabalhar durante o evento;
- Os participantes oriundos de várias nacionalidades têm três opções de percurso:
- Caminhada: 12 km, com 300 metros de desnível positivo (D+)
- Trail curto (cronometrado): 13 km | 350 D+
- Trail longo (cronometrado): 20 km | 1000 D+
Os trilhos percorrem caminhos e estradões com vistas privilegiadas sobre a albufeira da Barragem de Castelo do Bode, proporcionando um desafio físico em harmonia com a beleza natural da região passando por alguns locais históricos como disse ao Emissor Regional do Zêzere Hilário Louro da organização.
Siga os passos do “Trail Mãos do Zêzere” em www.erz.pt.