A equipa de kata da Associação de Marinheiros de Ferreira do Zêzere (AMFZ), em colaboração com a Associação de Judo do Distrito de Santarém, está a representar Portugal no Campeonato da Europa de Kata, que decorre este fim de semana, em Riga, na Letónia.
A competição reúne 332 atletas oriundos de 22 países, sendo considerada uma das mais prestigiadas do panorama europeu na modalidade.
Da Associação de Marinheiros de Ferreira do Zêzere estão prontos para participar: Guilherme Ramalho e Miguel Pinheiro, na categoria sénior, e Martim Veríssimo e Santiago Jorge, na categoria de cadetes-Na disciplina de Nage-No-Kata, uma forma tradicional do judo que se centra na execução precisa e harmoniosa de projeções, realizadas em duplas e avaliadas por juízes especializados.
O kata é uma vertente técnica do judo que simula situações de combate e autodefesa, com foco na perfeição dos movimentos, disciplina, coordenação e espírito de parceria. O par com menor número de falhas técnicas é distinguido com a melhor classificação.
A participação destes atletas portugueses é o culminar de mais de seis meses de treino intensivo. A equipa já conta com resultados expressivos em competições nacionais e internacionais, nomeadamente em Espanha, e apresenta-se motivada para alcançar uma prestação de destaque em Riga. A Federação Portuguesa de Judo (FPJ) validou e apoiou a presença da equipa no campeonato, contando ainda com o suporte da autarquia de Ferreira do Zêzere e de várias empresas locais, que contribuíram para tornar possível esta representação inédita e histórica da modalidade. O treinador Manuel Francisquinho, responsável técnico da equipa, destaca o empenho e dedicação dos atletas, todos eles campeões nacionais já este ano nas respetivas categorias.