Pelo terceiro ano consecutivo, a Albardeira volta a trazer o Ciclo de Cinema Português ao concelho de Ourém, com sessões ao ar livre a decorrer em diferentes freguesias durante o mês de agosto.
A iniciativa, que promove o cinema nacional e o acesso descentralizado à cultura, acontece nos dias 2, 9, 16 e 30 de agosto, com entrada livre.O ciclo arranca a 2 de agosto, no Largo Juvêncio Figueiredo, na Freixianda, com a exibição de “A Savana e a Montanha” (2024), realizado por Paulo Carneiro. No dia 9 de agosto, é a vez do Adro da Igreja das Matas receber o filme “Marias da Sé” (2018), de Filipe Martins.
A sessão de 16 de agosto, no Adro da Igreja do Alqueidão, apresenta um conjunto de quatro curtas-metragens: “Água Mole” (2017), de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves; “O Cordeiro de Deus” (2020), de David Pinheiro Vicente; “António, Lindo António” (2015), de Ana Maria Gomes; e “La Durmiente” (2025), de Maria Inês Gonçalves.O ciclo termina a 30 de agosto, no Parque de Merendas da Amieira, em Urqueira, com a exibição de “Entre Leiras” (2020), da realizadora Cláudia Ribeiro.
O evento conta com o apoio do Município de Ourém, do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., bem como das freguesias envolvidas. A Albardeira reforça assim o seu compromisso com a divulgação do cinema português e a promoção da cultura junto das comunidades locais.