Teve início ontem, dia 17 de julho, a tão aguardada 13ª edição do Festival de Gastronomia do Maranho, na Alameda da Carvalha, na Sertã.
A cerimónia de inauguração contou com momentos culturais, discursos institucionais e o habitual ambiente festivo que marca este evento emblemático da região. A abertura foi animada pela associação “Os Tambores” de Casal Madalena, que acolheu os convidados com uma vibrante atuação em frente à Casa da Cultura. Seguiram-se as boas-vindas musicais da Filarmónica Sertaginense, que antecederam a cerimónia oficial de inauguração. Marcaram presença e usaram da palavra Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, Anabela Freitas, Vice-Presidente do Turismo do Centro, Angélica García Gómez, Diputada Delegada da Diputación de Cáceres, Vasco Estrela, Vice-Presidente da CCDR Centro, e Rui Ladeira, Secretário de Estado das Florestas. Antes da cerimónia, o Secretário de Estado visitou o SERQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta.
Após a inauguração, os convidados realizaram a habitual visita aos expositores do festival. Já no Pátio das Freguesias, a animação continuou com a atuação do Grupo de Cavaquinhos do Clube da Sertã, que deu o tom festivo para os concertos no Palco Principal, onde Miguel Araújo e Quinta do Bill foram os grandes destaques da noite.O Festival de Gastronomia do Maranho arrancou assim com grande entusiasmo, prometendo mais dias recheados de sabores, tradição e animação.