A AD voltou a levantar preocupações em relação ao “Festival Z”, apontando a necessidade de uma revisão profunda do modelo atual do evento. Apesar de sublinharem não serem contra a realização do festival, os autarcas da AD consideram que, face aos custos e ao impacto na comunidade, é urgente repensar a forma como tem sido organizado.
De acordo com os números apresentados, o “Festival Z” custou 70.392,05 euros em 2024 e tem já uma previsão de cerca de 100 mil euros para 2025. Para a AD, este investimento só se justifica se forem implementadas alterações que assegurem maior retorno e melhores condições para todos os envolvidos.
Entre as propostas apresentadas destacam-se:
- Transferência do “Festival Z” para o Parque de Merendas, local considerado mais adequado, longe de zonas residenciais e hoteleiras, frequentemente afetadas pelo ruído;
- Escolha de novas datas, evitando a sobreposição com outros eventos locais, como aconteceu em 2024, quando coincidiu com a Festa Anual de Matos/Barbatos;
- Criação de um Parque de Campismo, para melhor acolhimento dos festivaleiros;
- Otimização dos custos, assegurando um equilíbrio real entre investimento e benefícios para o concelho.
A AD garante que estas propostas foram já apresentadas em Reunião de Câmara, lamentando, no entanto, , que o atual Presidente de Câmara e candidato do PS continue a afirmar publicamente que não foram apresentadas propostas alternativas.
O debate em torno do futuro do “Festival Z” promete marcar a agenda política local, numa altura em que a próxima edição do evento já começa a ser preparada.