O exercício nacional “A Terra Treme”, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), realiza-se no próximo dia 5 de novembro, às 11h05, coincidindo com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami (World Tsunami Awareness Day).
Esta será a 13.ª edição da iniciativa, que pretende alertar a população para o risco sísmico e reforçar a importância de comportamentos simples, mas que podem salvar vidas em caso de sismo. Durante um minuto, todos os participantes são convidados a executar os três gestos que salvam: baixar, proteger e aguardar. O exercício é aberto a toda a população e pode ser realizado em casa, nas escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas, em qualquer local.
A participação pode ser registada no site oficial www.aterratreme.pt, permitindo avaliar o grau de adesão em todo o país. A ANEPC tem procurado alargar o envolvimento da sociedade civil, incentivando não só as escolas, mas também outros setores a reflectirem sobre o risco sísmico e sobre os comportamentos a adotar antes, durante e depois de um sismo, promovendo assim uma cultura de prevenção e resiliência.
Como participar:
1. Registe-se em www.aterratreme.pt/inscreva-se, indicando o número de participantes;
2. Planeie o exercício, que pode ir desde a prática dos três gestos até à simulação de um plano de emergência;
3. Divulgue a iniciativa junto da família, amigos ou colegas e participe no inquérito sobre perceção do risco sísmico;
4. Consulte os materiais de apoio disponíveis no site;
5. Execute, no dia 5 de novembro, às 11h05, os três gestos que salvam: Baixar, Proteger e Aguardar.
No site oficial encontram-se também materiais de sensibilização e comunicação, como o spot promocional da 13.ª edição, o vídeo dos 7 passos, cartaz, banner para assinatura de e-mail e a hashtag #ATerraTreme, para partilhar a participação nas redes sociais.Portugal é um território sensível ao risco sísmico, e a prevenção continua a ser a melhor forma de reduzir os impactos de um eventual sismo.
👉 Participe, porque todos somos Proteção Civil!#ATerraTreme #Prevenção #Sensibilização #Sismos #TodosSomosProteçãoCivil


