Águas Belas, no concelho de Ferreira do Zêzere, assistiu neste domingo, 6 de julho a mais um marco importante sua história: 835 anos do foral, reconhecimentos empresariais, entrega de louvores, entrega de incentivos à fixação da população, apresentação do livro ” O Trio e o Mistério da Moura Encantada”, entrega de incentivos à natalidade e abertura do Espaço Museológico da Cerâmica e da Serração de Madeiras de Águas Belas.
Depois do içar das bandeiras, o salão do Espaço Museológico tornou-se pequeno para receber as dezenas de pessoas que estiveram presentes na Sessão Solene.
A cerimónia começou com as palavras de José Pedro Joaquim, Presidente da Junta de Freguesia de Águas Belas, que antecipou alguns pormenores deste aniversário da Freguesia. Ouça aqui:
Para além do executivo da Câmara municipal e Junta de Freguesia, , esteve presente neste evento, o Vice-Presidente da CCDR-LVT, José alho e também o Secretário Executivo da CIMT, Miguel Pombeiro que em conversa com o Emissor Regional do Zêzere, parabenizou a freguesia pelo forma como foi feito todo o trabalho em volta do espaço Museológico. Ouça aqui:
No decorrer da cerimónia, a Junta de Freguesia entregou medalhas de mérito a 8 empresas das 14 prestigiadas com o estatuto PME Líder 2024, justificando que “... reconhecemos o desempenho económico-financeiro e os níveis de solidez das empresas…e pelo contributo para o fortalecimento do tecido empresarial.“
Seguiu-se um reconhecimento na área do Desporto com a entrega de dois votos de louvor: um deles, o atleta Filipe Rosa, residente na freguesia e Campeão nacional no Escalão M40 de 10.000 metros e Campeão nacional de corta mato em veteranos.
Já o outro voto de louvor foi entregue ao Sport Clube de Ferreira do Zêzere, pelo seu desempenho na época mais recente, estando presente Fábio Santos Presidente da Direção do SCFZ.
Sérgio Morgado, Presidente da Assembleia de freguesia entregou os incentivos à fixação da população:
A entrega dos incentivos à natalidade ficou a cargo do Presidente da Junta de freguesia José Pedro Joaquim:
No decorrer da Sessão de aniversário da freguesia de Águas Belas, Hélio Antunes deu voz à apresentação do Livro ” O Trio e o Mistério da Moura Encantada ” – um livro cuja história acontece na freguesia sendo mais um trabalho cuja edição é conjunta entre o Município e a Fundação Maria Dias Ferreira.
A terminar a cerimónia deu-se a abertura do Espaço Museológico onde podem ser observadas diversas peças provenientes de doações de várias pessoas.
Para a Junta de Freguesia, “a abertura deste museu é um marco para Águas Belas e para toda a região que fortalecerá o nosso senso de pertença, atrairá visitantes e impulsionará o desenvolvimento cultural e enriquecerá a vida da nossa comunidade.
Na Freguesia de Águas Belas, existiram diversas cerâmicas que se dedicavam à produção tradicional de tijolos e telhas, nomeadamente na localidade de Vales, onde laboraram as Cerâmicas de José Rosa e António Antunes. Na Bela Vista laborou a Cerâmica Batista e a Cerâmica Alcobias. Na Gravulha laborou a Cerâmica Aires António Rosa.
Relativamente às Serrações da Freguesia, laboraram as seguintes: Serração de José Alcobia da Conceição, serração de António Corda, Serração de José Alcobia da Conceição, serração de António Corda, Serração de António Júlio, Serração de António Marçal, Serração de José Pinhão, Serração de José Dias, esta última a laborar ainda nos dias de hoje, mas com outra identidade.
Ao Emissor Regional do Zêzere Bruno Gomes , Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, reforçou a importância da recolha dos testemunhos com quem trabalhou nas serrações e cerâmicas da freguesia, considerando que este Espaço Museológico é importante não só para Águas Belas mas também para Ferreira do Zêzere.
As cerimónias terminaram com um lanche no espaço verde exterior onde foi anunciado que, o Espaço Museológico estará aberto ao público a partir da segunda quinzena de julho em horário a confirmar oportunamente.