Integrado nas comemorações do 17.º Aniversário do Comando Territorial de Santarém, realizou-se este sábado, dia 17, no Centro Cultural Alfredo Keil, em Ferreira do Zêzere, um concerto pela Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana que marcou o fim de um ciclo de atividades no concelho de Ferreira do Zêzere em prol deste aniversário.

O espetáculo foi dirigido pelo maestro Tenente Ricardo Torres e contou com a participação especial do 2.º Sargento Ruben Neves, no saxofone. O programa incluiu obras de compositores de renome como Mozart, Alexander Glazunov e Antonín Dvořák, proporcionando ao público uma viagem musical entre diferentes épocas e estilos.

No final do concerto, foram entregues flores em gesto de agradecimento, seguindo-se breves intervenções do maestro Ricardo Torres, do Comandante do Comando Territorial de Santarém – Coronel Pedro Miguel Duarte da Graça e do Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Bruno Gomes.


Todos deixaram palavras de apreço e reconhecimento pela iniciativa e pela colaboração entre as instituições.

📜 Curiosidade: A presença da Guarda Nacional Republicana em Santarém remonta a 13 de outubro de 1911, data em que foi instalado o Batalhão número 2. Desde então, a estrutura foi sendo reorganizada ao longo dos anos, acompanhando a evolução da própria GNR.Com a aprovação da nova Lei Orgânica da Guarda Nacional Republicana, em 2007, e a respetiva regulamentação em 2008, o então Grupo Territorial de Santarém foi elevado a Comando Territorial, a partir de janeiro de 2009.O Comando Territorial de Santarém tem direito a brasão de armas e estandarte heráldico, e encontra-se atualmente sediado no antigo Convento do Carmo, em Santarém, onde funciona o Quartel do Carmo — sede do comando e dos seus órgãos de Estado-Maior. Atualmente, o Comando é composto por sete destacamentos: cinco destacamentos territoriais — localizados em Abrantes, Coruche, Santarém, Tomar e Torres Novas —, um destacamento de trânsito e um destacamento de intervenção.