Vinte e quatro militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) partiram esta sexta-feira para o Kosovo, onde irão integrar a 6.ª Reserve Formed Police Unit (RFPU) multinacional da Força de Gendarmerie Europeia (EUROGENDFOR), em apoio à missão da União Europeia no Kosovo – EULEX Kosovo.
Os militares portugueses encontram-se preparados para cumprir um período expectável de três meses em teatro de operações, reforçando os compromissos assumidos por Portugal no quadro da cooperação internacional e contribuindo para a manutenção da segurança, da estabilidade e do Estado de Direito no país.
A 6.ª RFPU é composta por 84 elementos de cinco países: França (31), Itália (26), Portugal (24), Países Baixos (2) e Polónia (1). Esta força será projetada no terreno tendo em vista o apoio ao processo eleitoral local previsto no Kosovo.
A cerimónia de despedida da força nacional foi presidida pelo Secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, e contou ainda com a presença do 2.º Comandante-Geral da GNR, Tenente-General Paulo Jorge Alves Silvério, entre outras entidades civis e militares.
Com este destacamento, a Guarda Nacional Republicana reafirma a sua determinação em contribuir para a estabilidade internacional e honra os compromissos assumidos por Portugal junto da União Europeia e da EUROGENDFOR.