No dia 26 de agosto de 2025, data em que se celebra o Dia Mundial do Cão, a Guarda Nacional Republicana (GNR) prestou uma homenagem especial aos seus cães das unidades cinotécnicas, sob o mote dos “militares de quatro patas”.
Num comunicado dirigido às redações, a força de segurança realçou o papel essencial destes animais, que com fidelidade, dedicação e amizade, se tornaram parceiros imprescindíveis na proteção e segurança da população portuguesa.
A seleção dos cães é feita com base em critérios rigorosos, de modo a garantir que apresentam as aptidões necessárias para as missões que lhes são confiadas.
Entre as raças mais utilizadas estão o Pastor Belga Malinois, o Pastor Alemão, o Pastor Holandês e o Labrador Retriever, sendo mencionadas também outras como o Epagneul Breton, o Braco Alemão e o Cocker Spaniel.
Após a seleção, estes cães passam por um processo formativo que desenvolve tanto as competências técnicas e físicas, como a ligação entre o animal e o seu tratador.
A GNR sublinha que esta ligação, baseada em confiança, respeito e dedicação mútua, é fundamental para o sucesso das operações das unidades cinotécnicas.



Imagens: GNR