Hoje, cinco serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia e um serviço de urgência pediátrica foram encerrados em vários hospitais de Portugal continental.
Os hospitais afetados pelas interrupções nos serviços de ginecologia e obstetrícia foram Almada (Garcia de Orta), Setúbal, Caldas da Rainha, Aveiro e Vila Franca de Xira, onde também está encerrado o serviço de urgência pediátrica. Enquanto isso, os hospitais Amadora-Sintra, Nossa Senhora do Rosário (Barreiro), Santarém e Leiria mantêm os serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia funcionando apenas para grávidas encaminhadas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
À noite, entre as 20:00 e as 00:00, o Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, também só receberá grávidas referenciadas. O serviço de Pediatria do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, também só receberá hoje crianças referenciadas pelo INEM ou pela Linha SNS 24. Os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se sobretudo à falta de médicos especialistas para assegurarem as escalas, uma situação que é mais frequente em períodos de férias, como o verão.
As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contacte a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.