Durante os meses de verão, as dádivas de sangue tendem a diminuir, devido ao período de férias e ao abrandamento do ritmo habitual. No entanto, as necessidades hospitalares mantêm-se inalteradas.
As urgências continuam a funcionar, as cirurgias realizam-se normalmente e os doentes não podem esperar. Na Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo, os profissionais de saúde conhecem bem esta realidade e têm dado o exemplo ao responderem, com coragem e generosidade, ao apelo para a dádiva de sangue. Médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais de diversas áreas têm sido dadores regulares ao longo de todo o ano, reforçando o compromisso com a vida mesmo fora do horário de trabalho. Este gesto simples, mas vital, contribui diretamente para salvar vidas. A ULS Médio Tejo relembra que qualquer pessoa entre os 18 e os 65 anos, com mais de 50 kg e um estilo de vida saudável, pode tornar-se dadora de sangue e ajudar a colmatar as necessidades diárias dos hospitais.


As colheitas de sangue decorrem regularmente nas três unidades hospitalares da ULS Médio Tejo:
Unidade Hospitalar de Abrantes: terças, quartas e sextas-feiras, das 9h00 às 12h30
Unidade Hospitalar de Tomar: segundas, quintas e sextas-feiras, das 9h00 às 12h30Nota: não haverá colheitas nos dias 1 e 8 de agosto
Unidade Hospitalar de Torres Novas: todos os dias úteis, das 9h00 às 12h30
Para incentivar a participação, estão também previstas colheitas ao sábado, uma vez por mês, em cada uma das unidades: 2 de agosto – Torres Novas , 9 de agosto – Tomar, 23 de agosto – Abrantes
A ULS Médio Tejo apela à comunidade para que siga o exemplo dos seus profissionais de saúde e contribua para esta causa solidária, com o lema: “Este verão — e sempre — seja um dador salvador.”